2019/07/24

Temporada em Itacajá é marcada por seu “carnaval sobre as águas” diz Jornal O GIRASSOL

Angelica Lima / Governo do Estado

Um verdadeiro carnaval sobre as águas. Esta pode ser a definição para um dos eventos mais tradicionais do verão tocantinense, o Rally das Águas. Realizado no município de Itacajá, localizado na região nordeste do Estado, a pouco mais de 280 quilômetros da Capital, o rally completa sua 19ª edição em 2019.

Este ano, o evento contou com a presença do governador em exercício, Wanderley Barbosa, do diretor-geral da Assembleia Legislativa, Júnior Diamantino, do prefeito de Itacajá, Cleoman Costa e demais autoridades locais.

Moradores de Itacajá, turistas de cidades vizinhas e até de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal lotaram o leito do rio Manoel Alves Pequeno com suas bóias, botes e balsas para percorrer mais de 10 km até a Praia da Orla.

Todo o percurso é marcado por muita música e entretenimento. “O rally é um evento democrático. Todo mundo pode participar”, afirma o prefeito de Itacajá, Cleoman Costa. Para participar, basta o interessado providenciar sua embarcação para descer o rio.

A prefeitura do município disponibiliza, durante todo o trajeto do rally, barcos de apoio aos participantes. Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Saúde estão presentes a fim de garantir a segurança e bom andamento do evento.

Meio ambiente
A fim de garantir a preservação do rio Manoel Alves Pequeno, a prefeitura disponibiliza ainda um barco exclusivo para recolher detritos que possam cair no leito rio durante a realização do rally.

Além disso, após o evento, é realizado um mutirão de limpeza, explica a secretária municipal de Turismo de Itacajá, Adriana Estevão. “Ao término do rally, destacamos uma equipe para promover a limpeza geral das margens e do leito do rio”, acrescenta Adriana.

Temporada de praia
A temporada de praia em Itacaja teve início em 6 de julho e segue até o próximo dia 29, com show da banda Barões da Pisadinha, na praia da Orla.

O Governo do Estado apoia a programação por meio de liberação de emenda parlamentar, bem como reforço na segurança pública.