2023/03/22

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia mundial da Água

Há 31 anos atrás, no dia 22 de março de 1992, a ONU criou o Dia Mundial da Água! A data tem como propósito debater questões fundamentais que envolvem os recursos hídricos, e a Prefeitura Municipal de Itacajá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente busca por meio desse dia especial conscientizar cada morador de Itacajásobre a importância da água para a nossa sobrevivência.

Como é de nosso conhecimento, a maior parte da superfície do nosso planeta é coberto por água, somando cerca de 70% da superfície, o que nos traz uma ideia de que a água é infinita. No tanto, devemos nos alertar pelo fato de que a maior parte da água no planeta é salgada, ou seja, não é disponível para consumo humano. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Seja a mudança que você deseja ver no mundo!